Foto: Sofia Villela / Ascom IGP (Divulgação)
A Divisão de Química Forense (DQF) do Departamento de Perícias Laboratoriais do Instituto-Geral de Perícias (IGP) alcançou 100% de acerto na 4ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. O exame avalia a precisão das análises e dos métodos aplicados diariamente nos laboratórios forenses de todo o Brasil.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, 60 laboratórios participaram da rodada, e o IGP, representado pela DQF, mais uma vez, obteve desempenho máximo. Esta é a quarta vez consecutiva que a Divisão de Química Forense atinge esse resultado.
Como foi o exame
A Polícia Federal enviou três amostras de ensaio originadas de apreensões policiais. Cada laboratório participante tinha a missão de identificar as substâncias presentes nos três itens e determinar o teor das drogas encontradas em um deles. O IGP conseguiu, além da correta identificação, quantificar com precisão o teor das substâncias ilícitas.
Para "gabaritar" o exame, a equipe do IGP utilizou cinco testes preliminares e outras cinco técnicas, incluindo processos cromatográficos, espectroscópicos e de espectrometria de massas - que consistem em métodos capazes de separar, identificar e analisar substâncias químicas com precisão. A partir desses testes, a equipe foi capaz de identificar a substância ilícita em meio às amostras recebidas.
Leia mais:
- Mulher é morta a tiros na Vila Maringá, em Santa Maria
- Contêiner de lixo é incendiado no centro de Santa Maria
- Lideranças pretendem debater a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Maria com o Comando Geral na sexta-feira